Casa Cultural
Localizada na First Street, HOME forma o centro cultural de uma das maiores áreas de desenvolvimento do centro de Manchester - um edifício que atua como catalisador de toda a área do entorno. Como base para uma nova organização formada pela fusão da Cornerhouse e The Library Theatre Company, HOME foi projetada para permitir a comissão, produção e apresentação de projetos artísticos criticamente engajados e tecnicamente complexos, assim como abrigar eventos culturais de grande escala. O orçamento geral para HOME foi de £25 milhões. Seu impressionante exterior atua como um forte atrativo, enquanto que seus espaços públicos e áreas sociais internas são agradáveis e aconchegantes. HOME é como um segundo lar, uma casa cultural: um lugar para produzir, encontrar e socializar, lado a lado com o melhor das artes visuais, teatro e filmes internacional e contemporânea.
Identidade
Conectando a zona da First Street com o centro da cidade, o edifício está localizado em um terreno triangular entre os arcos da linha férrea e uma nova praça pública. A forma característica do edifício cria forte identidade visual. A fachada em vidro adornada com brises irregularmente espaçados se abre onde áreas públicas estão localizadas, conferindo ao edifício uma aparência variada e dinâmica. Dependendo das condições climáticas, a cor de sua fachada varia de preto para azul e para verde. Um terraço está localizado protegido por um grande balanço, conectando o café com a praça pública que pode ser utilizada para eventos culturais externos. No interior do edifício, sua planta triangular resulta em uma série de salas únicas habitadas dentro de três esquinas, incluindo a galeria, o restaurante, e um dos cinco cinemas que possui uma tela curva.
Intimidade
O conceito interno e a disposição geral se assemelha a uma sala de estar urbana, com uma sensação de aconchego e intimidade. Os pisos de concreto e paredes em tons frios contrastam com o carvalho de cor quente dos bares. O uso de materiais crus como a madeira, concreto, aço e vidro destacam a identidade da HOME e a missão em proporcionar artes e cultura de ponta.
Caixa de Escada
A grande escadaria central de HOME atua como um espaço social informal, conectando os diferentes usos do espaço: teatro, cinema e galeria. Encoraja os visitantes a usar as escadas ao invés dos elevadores como rota de circulação ao longo do edifício. Os bares em cada pavimento e o restaurante estão localizados entre estas áreas, integrados na característica escadaria. O restaurante no térreo é uma parte essencial do conceito de arte e cultura, onde os visitantes podem desfrutar de refeições antes de um espetáculo ou uma taça de vinho depois do trabalho. Ao oferecer comidas e bebidas em vários lugares, as diferentes partes do edifício podem facilmente ser independentes no caso de eventos.
Isolamento acústico
O teatro principal no térreo contém 500 assentos coloridos dispostos em três níveis. Foi projetado de maneira a nenhum espectador estar mais do que 15 metros do palco. O foyer adjacente serve como espaço multifuncional que também pode ser utilizado fora do horário do teatro. O espaço de teatro menor e flexível possui 150 assentos e está localizado no primeiro pavimento. O terceiro pavimento abriga cinco salas de cinema de tamanhos variados para permitir grande flexibilidade de programações. O espaço de galeria flexível possui pé-direito de quatro metros no pavimento térreo e é destinado a acomodar as instalações de arte visuais contemporâneas das mais ambiciosas. A excelência no isolamento acústico evita que os ruídos da ferrovia próxima atrapalhem as operações dos teatros e cinemas, e permitem que todos sejam usados simultaneamente.